- Ano: 1926
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Fotografias:Thomas Lewandovski, Gili Merin
Descrição enviada pela equipe de projeto. Motivado a criar uma nova forma de pensamento através da interseção entre arquitetura, arte, design industrial, tipografia, design gráfico e design de interiores, Walter Gropius foi inspirado a criar uma instituição conhecida como a Bauhaus em Dessau, com um estilo emergente que influenciaria a arquitetura para sempre.
Inicialmente em Weimar, razões políticas forçaram a mudança da escola para Dessau. Gropius tomou isso como uma oportunidade para construir uma escola que refletisse suas esperanças quanto à educação da Bauhaus. O estilo das instalações de Dessau insinua a fase mais futurista de Gropius em 1914, mostrando também semelhanças com o estilo internacional.
As extensas instalações nos planos incluem espaços para ensino, habitações para estudantes e membros da faculdade, um auditório e escritórios, que foram fundidos juntos em uma planta que lembra a configuração de um cata-vento. De cima, este arranjo sugere a forma de hélices de avião, intensamente fabricados nas áreas circundantes de Dessau.
O edifício é composto de três alas conectadas por passarelas. Os espaços da escola e das oficinas são associados através de uma grande passarela de dois pavimentos, que cria a cobertura da administração localizada na parte inferior da passarela.
As unidades habitacionais e o edifício educacional são conectados através de uma ala para criar fácil acesso ao átrio e ao refeitório. A ala educacional contém administração e salas de aula, sala de professores, biblioteca, laboratório de física, salas modelo, subsolo, piso térreo e dois andares superiores.
Como um arquiteto hábil, Gropius estava interessado em incluir avanços estruturais e tecnológicos ao projetar a sede da escola revolucionária para alunos de arquitetura e design.
Algumas das várias progressões incluem uma enorme janela de vidro, um esqueleto de concreto armado e alvenaria, lajes cogumelo no nível inferior, e telhados cobertos com telhas asfálticas que aguentam o pisoteamento. A área total para a construção da Bauhaus de Dessau era 10.500 metros quadrados, o edifício próprio que contém aproximadamente 23.000 metros quadrados.
Suas dimensões "desmentiam a enorme importância simbólica que ganharia, à medida que sua reputação nacional e internacional cresceu como um laboratório experimental e comercial para o design depois de 1927 como um viveiro de arquitetura e desenho urbano".
Para incorporar os alunos da Bauhaus, a decoração interior de todo o edifício foi feita pela oficina de pintura de parede, os dispositivos de iluminação pela oficina de metal e as letras na gráfica. Com o edifício Bauhaus, Gropius pensou cuidadosamente sua noção do edifício como uma "obra total".
A enorme fachada da parede cortina do edifício da oficina transformou-se em uma parte integrante do projeto do edifício. Na esperança de criar transparência, a parede enfatizou a natureza espacial "mecânica" e aberta da nova arquitetura.
Estas janelas vastas permitem que a luz do sol adentrasse o edifício durante o dia, embora criasse um efeito negativo em uns dias mais quentes do verão. A fim de preservar a parede de cortina como uma extensão, as colunas de apoio de carga foram recuadas para trás das paredes principais.
"Como uma pintura do período De Stijl, de certa forma, a Bauhaus era composta de elementos funcionais basicamente relacionados que produziam um todo assimétrico coeso e interrelacionado".